segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Reunião confirmada



Confirmamos a reunião amanhã para o dia 16/12/2008 as 10h na Galápagos .

Estaremos presentes eu ( Rodrigo Quik) , Cláudio, Xande e Gino .

Após comentarei o que foi discutido .

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

RETOMANDO CONTATO


Estamos trabalhando na na primeira etapa da Segunda fase :

Os processos de improvisações e pesquisas de movimentos que paralelamente foram gravados por uma câmera digital , estão sendo editados , em pequenas seqüências/arquivos de vídeo pelo Alexandre Pires . Pequenos trechos de áudios também estão sendo criados pelo Ronaldo Gino .

As dúvidas continuam aparecendo , fazendo parte do nosso processo.

Qual formato para os arquivos de vídeo (avi, mov, mpeg, flv,etc)?
Qual janela(720x480, 320x240)
Temos que saber também o tamanho máximo de cada arquivo(quantos megas)?

A duração será variada(10s, 20s,30s) para cada arquivo de vídeo e áudio .

Enfim , estamos nestes processos e construções .

Aguardamos também as chegadas das fitas pelo correio da Ana e Raquel .
Por enquanto o Xande está editando somente as minhas imagens .


Após estas questões e dúvidas a equipe definiu algumas coisas :


O Cláudio e o Sérgio avaliaram as questões e optaram por :

O formato para os arquivos de vídeo em FLV, pois fica menor em Kbytes.

Converter em qualidade best no formato 320x240 pixels

Teremos 3 arquivos. Um com 10, outro com 20 e outro com 30 depois avaliaremos o tamanho e como vai ser o processo de upload e download.

Isto tudo ainda esta em teste , vamos ver se será fechado assim mesmo .




sábado, 22 de novembro de 2008

Etapa 2 do projeto


Concluímos com muita alegria a primeira etapa do projeto .

Fizemos quatro experimentos de improovisações online , onde em cada uma vivemos coisas diferentes . Ao final percebemos uma grande evolução em nossa pesquisa de movimento, conexão entre os três artistas e uma maior proximidade ao tema proposta .


Entraremos agora da segunda etapa . Os videos registros estão sendo enviados pelo correio .

Após chegarem entraremos na fase de edição mas imagens e criação dos áudios com o Ronaldo Gino e Alexandre Pires .

Nossa intenção é que este material volte para o site no dia 22/12/2008 .

Cláudio e Sérgio também estão trabalhando no desenvolvimento da página imagens e sons do site . Estão desenvolvendo também as ferramentas de edição que estará no site a partir do dia 22/12/2008 para os usuários , poderem montar e editar seus próprios vídeos .


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Saudades que não se vão !!!!


Que bom que chegamos bem a nossa última experiência . Já estou com saudades de nossos e-mails, falas e discussões .


Será que é assim ou assado ? E a minha cor ? A a sua será verde ? Cores escolhidas, colorindo nossos corpos , telas , imagens.....
Minha câmera não liga e agora ! Nossa meu studio está fechado ! Só o ex... pode me salvar !!!! E minha mesa , com ou sem comida ? A barriga doendo , o pé doendo , a cabeça voando ........
O tempo passando ...... Aos poucos vou conhecendo sem querer conhecer a intimidade de cada um . Um lareira , sem fogo mas que nos aquece só de imaginá-la em chamas . Surpriendido por uma estante dos sonhos , gigante , cheia de livros. Que vontade de ler , ver , escutar cada um .
Um sala preenchida de objetos pessoais , memórias vindas em cada canto . E a cozinha , onde está o fogão ? Tempos idos de um relacionamento . Memórias reais ou artificiais?
Tijolo sobre tijolo , um cinza ao fundo sustentando um corpo no espaço .

O tempo dentro ,
O espaço leve
A retensão pesada
O tempo fora
O impulso leve

A tela onde me encontro e onde encontro outros corpos , nem sempre me mostra o que quero .
Mas algo me faz sentir junto . Mesmo sem o que os olhos não vêem , o corpo vê, se dilatando e buscando outras maneiras de se conectar .
Janelas abertas para o mundo , para os olhos que nos querem ver, para os nossos próprios olhos .
Assim foi , está sendo e será o "Corpo Aberto" .

sábado, 15 de novembro de 2008

Clarice Lispector no corpo aberto


Coloco aqui duas frase que encontrei da Clarisse Lispector no livro "O Corpo em Movimento"da Ciane Fernades , que me ajudou no experimento do tema


Impulso/


Para onde vou? e resposta é: vou.(...). É que não sei aonde me levará esta minha liberdade. Não é arbritária nem libertina . Mas estou solta.(...) Não é preciso ter ordem para viver. Não há padrão a seguir e nem há o próprio padrão;nasço (Lispector, 1994)

Retenção/


"Estou sendo antimelódica. Comprazo-me com a harmonia difícil dos ásperos contrários. ...Sei sim -mas com muito cuidado" (Lispector , 1994)



Ai está !

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sobre nossos impulsos e retenções


Coloco abaixo um texto que achei na web e que tem muito haver com nosso próximo encontro dia 14/11 sobre impulso e retenção


Eu e meu corpo, uma relação simbiótica.
“Para podermos compreender a formação do caráter, devemos saber da existência de um processo dialético ativo envolvendo o ego e o corpo. A imagem egóica molda o corpo por meio do controle exercido pelo ego, sobre os músculos voluntários. Inibimos, por exemplo, o impulso de chorar impelindo o queixo, contraindo a garganta, segurando a respiração e enrijecendo a barriga. A raiva, manifesta em socos, pode ser inibida contraindo-se os músculos da cintura escapular, o que empurra os ombros para trás. De início, estas inibições podem ser conscientes e tem por fim livrar a pessoa de mais conflitos e dores. Porém, a contração consciente e voluntária demanda um investimento de energia que não pode ser mantido por tempo indeterminado. Se é necessário inibir os sentimentos, indefinidamente, dado que exprimi-los é inaceitável pelo mundo da criança, o ego abandona o controle da situação sobre o ato proibido e retira a energia do impulso. A retenção do impulso passa a ser inconsciente e os músculos devem permanecer contraídos pela falta de energia necessária a sua expansão e descontração. A energia liberada por este mecanismo pode, a seguir, ser investida em outros atos que sejam aceitáveis e este é o processo que dá nascimento à imagem do ego.” (A bioenergética - Alexander Lowen - Summus Editorial, 10º edição. pág. 125)
Simples! O ego (palavra alemã cunhada por Sigmund Freud que significa “eu”) se forma junto com o corpo. E mais que isso, ambos são ressoantes, espelhos um do outro. O analista corporal bioenergético bem treinado na leitura corporal, ao observar o corpo de um ser humano, capta sua história através de vários sinais que esta estrutura chamada corpo nos comunica.
Por padrões de tensão muscular, pela cor da pele, flacidez, rubor, posição óssea, simetria dos membros, pelos apoios que usamos para nos mantermos em pé, pela forma de olhar, apertar a mão, abraçar, etc, o corpo comunica nossa história de vida. Nele se manifestam nossos desejos mais íntimos. Com milhares de anos, (bem mais do que nosso tele encéfalo desenvolvido) carrega uma sabedoria incomensurável. Já é de conhecimento científico que as fáscias, estruturas que envolvem nossos ossos carregam nossa memória corporal. Muito antes da articulação do discurso verbal ser adquirida e elaborada pelo então “criança humano”, nosso corpo já registrava os eventos mais significativos. Aqui, a frase de Wilhelm Reich ”o corpo é o inconsciente visível” encontra eco. Imenso é o conhecimento de nosso corpo. Saber ouvi-lo, ter consciência dele, de sua linguagem, são raros os que o conseguem sobre a terra. Daí me pergunto: se eu não tenho consciência de meu corpo, poderei sentir o outro?! Se eu não tenho consciência dos meus prazeres e dos determinantes de meus limites, poderei proporcionar prazer e respeitar os limites do próximo!? Até onde essa expressão de sentido duplo: “me sinto mal” reflete nossa inconsciência de nós mesmos?! Até onde a desconexão com as leis básicas da natureza reflete nossa desconexão com nosso corpo, com nossa essência...
Enfim, deixando a tragédia humana de lado, e voltando para o mundo das idéias e das pesquisas da educação somática ocidental, lhes apresento aqui minha perspectiva sobre as relações entre mente e corpo.
Bem vindos ao mundo das infinitas possibilidades!
Meus companheiros nessa jornada serão o doutor Sigmund Freud, seu discípulo Wilhelm Reich, Alexander Lowen, o grande bailarino Klauss Vianna, Rudolf Laban, o russo Moshe Feldenkrais, a francesa Thérèse Bertherat, Fritjof Capra, Giordano Bruno, Federico Navarro, David Boadella, Ola Raknes, Elsworth F. Baker entre outros.
Dentre todos os citados me aterei às idéias e formulações deste médico austríaco chamado Wilhelm Reich. Reich mapeou nosso corpo de acordo com as cadeias musculares e as relacionou com humores e emoções, em outras palavras, encontrou o lugar que o psiquismo ocupa em nosso corpo. Será também este o tema principal de minhas elucubrações por aqui.
Alimento expectativas positivas. Espero críticas sinceras e desejo ser um bom anfitrião em nossa visita ao mundo da psicoterapia corporal.

terça-feira, 11 de novembro de 2008


Que experiência diferente, completamente nova para mim, acho que para todos nos. Durante todo o processo tudo ja era uma grande descoberta, mas o que fizemos hoje é algo de concreto sem ser, como se vissemos uma nuvem,  pudessemos desenha-la, mas ao toca-la ela passa entre os nossos dedos, nao as temos nas maos. Foi um pouco a sensaçao que tive hoje. Dançar com Quik e Raquel sem estar com eles...  nao era como se estivesse dançando sozinha, nem como se eles estivessem realmente là. Dançar para pessoas que nao vemos, que nao estao presentes, mas que nao estao ausentes tao pouco. É uma sensaçao nova, intrigante. Nao sei falar se foi "legal". Foi sem duvida muito diferente do que fiz até hoje, isso é "legal" porque nos desloca daonde estamos, de maneiras de fazer que acabam nos fixando num certo lugar. Mas me deu vontade de estar junto, de tocar, de sentir o cheiro, de escutar. Aos poucos vou achando a  "minha dança" nesse espaço, bem devagar... 
Como podemos linkar o virtual com os nossos passos, nossas vidas, nossa respiraçao aqui, agora, concreta?...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Tempo como um rio ou um rizoma


O Rafael, me enviou este texto sobre o tempo , publicado no mais da folha .
Fica aí uma sugestão de mais um texto e a questão de como vemos o tempo .
Para o Marcelo Gleiser o tempo pra gente ainda é como um rio . Concordo com ele mas ao mesmo tempo penso que , mesmo sendo como um rio , podemos percebe-lo ou senti-lo como um rizoma .
Como se tivesse uma multiplicidade de setas , direções e sentidos como diz Peter Pal Pelbart
Abaixo o texto na integra .

Volta e meia leitores me escrevem pedindo que aborde determinados tópicos. Dentre eles, o tempo é, sem a menor dúvida, um dos mais populares.Que o significado do tempo -filosófico, científico, existencial- exerça um fascínio não é muito surpreendente. Afinal, o tempo está intimamente ligado com a preocupação mais profunda e inquietante da humanidade, a nossa mortalidade. A consciência que temos de que nosso tempo de vida é finito está por trás de muitos dos anseios que nos afligem. Não é à toa que muitas religiões tentam, de alguma forma, driblar a morte, propondo existências alternativas, seja no paraíso (ou inferno), seja por meio da imortalidade da alma, que reencarna ciclicamente, ou mesmo por meio da aceitação da morte como uma conseqüência inevitável da vida, algo que deveríamos abraçar e não lutar contra. Apesar de a ciência não oferecer uma resposta de ordem existencial ou teológica, ao menos oferece uma definição concreta do que seja o tempo. A escolha do que fazer com ela, claro, pertence ao indivíduo, embora eu espere que alternativas sobrenaturais não sejam levadas muito a sério. Existem duas noções de tempo. A newtoniana assume que o tempo flui inexoravelmente, sempre no mesmo ritmo para todo o mundo, do passado ao futuro. É a tal noção do tempo como um rio. Esse é o tempo que percebemos pelas mudanças à nossa volta, uma ferramenta criada para quantificar as transformações da natureza. Sementes brotam, flores desabrocham e caem pelo chão. Nós também. Ao tempo newtoniano, juntamos as leis da termodinâmica, que mostram que a tendência dos sistemas naturais é equalizar diferenças, é evoluir na direção do equilíbrio. A vida é um sistema fora do equilíbrio, que precisa estar em permanente contato com o ambiente externo, com fontes de energia, para permanecer viável; se não comemos e excretamos, morremos. Claro, a determinação do zero do tempo, quando começamos a marcar datas, ou de quão rápido o tempo passa é arbitrária. Nós adotamos um sistema baseado no número 60: dividimos a hora em 60 minutos e o minuto em 60 segundos. Como nas medidas de temperatura, em graus Celsius ou Fahrenheit, poderíamos ter inventado um sistema completamente diferente para marcar a passagem do tempo. Mas o tempo passa da mesma forma. A outra noção de tempo, a relativística, vai além da noção newtoniana, mostrando que a passagem do tempo, o quão rápido ele flui, depende de quem o está medindo. Duas pessoas, uma na calçada e outra num carro, têm relógios idênticos, que foram ajustados quando o carro estava em repouso. Quando o carro passa pela pessoa na calçada, ela olha para o relógio dentro dele e percebe que o intervalo entre um tique e um toque é mais longo: o tempo passa mais devagar para relógios em movimento. Essa é a famosa dilatação temporal da teoria da relatividade especial de Einstein, de 1905. O tempo é plástico, maleável, dependente de movimentos relativos. Contrariamente à nossa intuição newtoniana, não existe um tempo absoluto. Em 1915, Einstein foi além, mostrando que a gravidade também afeta a passagem do tempo; quanto maior for a atração gravitacional num local, mais devagar o tempo passa ali: um relógio na superfície do Sol (se funcionasse) bateria mais devagar. Num buraco negro, ele pararia! Esses efeitos mudaram de forma profunda nossa concepção do tempo, algo que abordaremos em breve. Infelizmente, para nós, ele continua a passar, inexoravelmente feito um rio.

MARCELO GLEISER é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "A Harmonia do Mundo"

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Esta chegando, ou ja chegou?


Faltam poucos dias para os nossos encontros na net se realizarem. Por um lado sinto algo parecido com a chegada de uma performance, com aquele friozinho na barriga e a antecipacao de sempre. Mas se paro pra pensar sobre este projeto, desde o dia da sua concepcao ate onde ele nos levara, a sensacao que me vem eh bem diferente.

O corpoaberto nao eh uma performance, muito menos um espetaculo. Tudo o que vivemos ate hoje, desde as conversas sobre o tema, as discussoes online, as inumeras dificuldades tecnologicas que enfrentamos, a procura de solucoes para os problemas, os testes pela webcam, a maneira que a gente se comunicava, tudo isto foi e eh a "performance", tudo isto foi e eh o trabalho. O encontro de todos juntos online, dancando para as cameras e para quem estiver nos assistindo, sera apenas uma das muitas facetas que este projeto proporcionou. Nao eh o fim, nem o comeco, nem o resultado de algo, mas sim, uma das varias coisas que fizemos e exploramos ao longo destes meses.

Isto me chamou muito a atencao. Como bailarinos fomos acostumados a achar que o que "vale" eh quando estamos em cena. Olhamos para as aulas, para experiencias que vivemos no nosso dia a dia, no studio, para os ensaios, conversas, enfim, para todo o processo que vivemos como algo que eh "pre", que antecede e so tera algum valor se o resultado do que fizermos for bom.

Este projeto foi uma otima oportunidade de provar que esta logica nao faz mais sentido. Nao aqui. Aqui nao teremos um "grande dia" com uma "grande estreia", nao teremos pessoas nos aplaudindo ou vaiando, mas criaremos a possibilidade de dialogo, interacao, troca, e experimentacao.

Poder vivenciar tudo isto tem sido muito bom.

Abracos,

Raquel

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sobre as cores e roupas


Após conversa com o Xande definimos algumas coisas sobre o figurino:

1-Usaremos nas camisetas cores diferentes , a princípio poderemos começar com amarelo, azul , verde e vermelho . Mas poderemos também trabalhar com outras cores .

2- Teremos que combinar as cores que usaremos para que cada um esteja com uma cor diferente do outro . Isto é importante .

3- Usaremos cores diferentes a cada dia pois assim o Xande terá um material mais variado .

4-Não podemos usar listras nem xadrez , pois isto não é bom para o vídeo .

Ficamos então a partir destas definiçoes de criar um cronograma das cores que usaremos em cada experimento .

A difícil Banda larga no Brasil

Finalmente estamos chegando a primeira etapa do projeto.
O que não quer dizer que não estamos ainda lidando com limites ou fazendo escolhas.
Estive fora por 11 dias , apresentando em SP, mas antes de viajar já tinha começado a
pesquisar as possibilidades de obter uma internet com mais velocidade aqui no espaço Quik no Jardim Canadá . Pesquisei em todas as operadoras de telefonia móvel e fixa .
Pesquisei também o serviço 3G e neste percurso, descobri coisas novas e alguns limites .Aqui em Nova Lima , ainda não temos nenhum serviço de internet maior que 256K.
É isso mesmo! E a tecnologia 3G, só funciona em BH e com velocidade de 1 mega, só na zona sul .
Sou um pouco obstinado , e tentei de tudo , mas nada aconteceu. Tive que aceitar as condições da Web, como elas são hoje no Brasil . A coisa ainda está em desenvolvimento .
Levando todos estes acontecimentos pro lado positivo , me encontrei novamente refletindo sobre o objetivo maior deste projeto . O processo ou o resultado ?
Acabei escolhendo ou melhor relembrando que, o que estamos buscando são os caminhos , mesmo que estes não sejam tão limpos ou planejados como esperamos. Repensamos eu , Marcelo e Sergio que serviço então usaremos para transmissão dos experimentos .
Voltamos a partir disto , escolher trabalhar com o LiveYahoo. A diferença de velocidade na transmissão de dados entre a locaweb e o live não é muito diferente .
O tamanho das janelas e o design do live também é bem melhor . O acesso será maior e o controle de quem verá menor pelo live . Pra completar, o serviço do live é gratuito . No final acabamos alterando a escolha e ganhando em outros sentidos .
O site também está pronto e passando por testes internos de funcionamento e revisões .
Estaremos eu, Ana e Raquel aguardando o Galpão virtual ficar pronto para fazermos os nossos testes dos experimentos na web .
Ana e Raquel terão também que se cadastrarem no liveyahoo pra que tudo de certo .
Marcelo Cocu, criou um tutorial pra ajuda-las . Passaremos a outros assuntos amanhã .

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tempo sem tempo


Vou colocar um texto que achei na web e que tem tudo haver com tema do nosso primeiro encontro no dia 11/11/2008 , "o tempo" .

Temos depois se quisermos aprofundar nele , que procurar o ensaio do filósofo Peter Pal Pelbart


TEXTO ABAIXO /////////////////////////////////////////////////////////////


Busca-se revelar como a noção contemporânea de tempo se constitui de diversas camadas que estruturam e revelam as subjetividades individuais e as subjetividades de uma coletividade, em que sujeito e tempo exprimem certo sentido da existência.
Lidar com a idéia de tempo em oposição ao tempo físico, ao tempo cronológico ou linear. Abrir um leque de possibilidades para uma leitura da idéia de tempo a partir de um panorama de complexidades. Estas, por sua vez, são o reflexo das diferentes subjetividades, em que o tempo, como propôs Merleau-Ponty: "não é um objeto do nosso saber, mas a dimensão de nosso ser". E o ser conseqüentemente, não pode ser entendido senão a partir de um contexto.
Em cada subjetividade, portanto, transparece a dimensão cultural.O filósofo Peter Pal Pelbart contribui com um ensaio sobre o tempo enquanto território de complexidades e desdobramentos, precioso para o aprofundamento do assunto.

Experimentando é que se aprende !


Estamos evoluindo no nosso projeto .
O layout do site está pronto e estamos na fase final de revisão de conteúdo .
Neste processo descobri uma coisa muito interessante . Foi um pouco complicado no início , pois lidar com tecnologias sempre nos traz surpresas.
Descobri que posso usar a minha câmera digital como webcam. Mas não foi foi tão simples como parece , que é so ligar que a coisa funciona.
Precisei da ajuda de dois Marcelos , o Grandioso e o Côco . A princípio rolou uma imcompatibilidade entre o dispositivo usb e o da câmera . Para ligar a câmera tive que usar um cabo Firewire . No processo tive que desativar o dispositivo usb para que o serviço da locaweb , reconhecesse o firewire . Tentei várias vezes até que consegui e o melhor é que ela pode ser webcam e gravar ao mesmo tempo . Isto é muito bom para o projeto .
Agora falta a Ana e a Raquel testarem em suas máquinas. Vamos ver o que como será pra elas . Espero que dê tudo certo .

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A web e suas conexões como vetor


Realizamos mais uma reunião entre Rodrigo, Cláudio e Sérgio. O Marcelo teve problemas pessoais e não pode estar com a gente .


Duas coisas importantes foram definidas :


-Que para a qualidade do projeto ser o melhor possível , usaremos o serviço pago da locaweb . Contrataremos o Flash media server III . Ele permitirá que o máximo de pessoas tenham acesso as imagens dos improvisos dentro do Galpão virtual .


-Outra coisa curiosa e importante , foi que definimos que cada um dos artistas terá que ter uma conexão de internet entre 1 e 3 megas . Pois isso vai melhorar as relações entre dowloud e uplowd dos usuários e artistas . Tentaremso assim pelo menos melhorar o tempo em que as imagens serão transmitidas aos usuários , mesmo não garantindo um resultado perfeito .

Sobre as conexões que os usuários tem , não temos controle e no Brasil é dificil todos terem uma conexão veloz .


Bem , conversamos bastante também sobre os conteúdos no site e das prazos de entrega.

Definimos assim:


Data limite de entrega do site funcionando :

05/11 - Assim teremos entre o dia 5 e 11 de Novembro para fazermos os testes do Galpão Vitual .


Achei importante investir na divulgação deste projeto , para que ele alcance um número maior de pessoas . Para tal fim , vamos criar uma filipeta eletrônica, onde o usuário terá um texto bem explicativo do projeto como um todo e de como participar . Criaremos também uma cartaz bem bacana , onde o layout , será mais ou memos como a página principal da web do corpo aberto . Estes cartazes serão colocados em locais bem estratégicos .


Outra coisa muito curiosa que eu achei foi a questão das conexões e bandas de internet serem as definidoras para a Raquel e Ana , procurarem os studios . Nesse caso o espaço real de uma sala não será o mais importante. Achei isto muito diferente pra nós bailarinos que sempre procuramos os espaços pelos tamanhos físicos reais . Espaços grandes ou pequenos .


Acho que aqui temos mais um conceito no projeto que estamos trabalhando "O Espaço" .


Até mais


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

DESCOBERTAS E LIMITES


Bem, realizamos o primeiro teste do galpão virtual no dia 03/10 as 10h da manhã, com três janelas de vídeos ao mesmo tempo.

O teste foi feito entre Rodrigo Quik, Marcelo Côco e Sérgio Mendes .

Rolaram duas coisas bem interessantes . O prazer da descoberta , o processo do fazer acontecer e experimentar , mas em contraponto o limite se mostrou presente mais uma vez .

Um projeto como este sempre nos traz novas possibilidades , novos caminhos, mas justamente por estarmos lidando com algo inovador , nos traz as vezes limites que nem sempre surgem de algo controlável .

Utilizamos para o teste duas possibilides de caminhos . O live da Yahoo que é gratuito e o serviço da Locaweb que é pago. Nestes dois temos as possibilidades de abrir na tela mais de uma janela com imagem ao mesmo tempo . Isto é muito usado para conferências em telepresença .

Aconteceu o seguinte ! Nas máquinas do Sérgio e do Marcelo , por eles terem uma conexão de internet com uma Banda maior , o áudio e a imagem ficaram na tela em tempo real , com uma qualidade razoavelmente legal , nos dois serviços Live e locaweb .

Mas no meu caso como tenho uma internet com uma banda menor 54 mbps , tanto áudio como imagem ficaram muito ruins , com o tempo muito atrasado .

Entra aqui o limite nosso e do projeto :

Não teremos controle sobre o usuário , que tipo de internet ele usa . Seria maravilhoso se todos tivessem uma banda maoir , mas no Brasil isto ainda é muito distante .

Concluindo , mais uma vez o limite se faz presente , nos mostrando que tem coisas que não temos controle e que fazem parte , quando estamos realizando projetos inovadores e experimentais onde o espetácular não e o fim nem o objetivo maior .

De novo o tempo-espaço marca presença . Tempo real ou tempo virtual ? Meu tempo ou tempo do usuário? Temo atrasado ou tempo rápido ?

Por hoje é só !!


terça-feira, 30 de setembro de 2008


Oi vocês!!! (ô, meu português esta com altos problemas, entao mil desculpas pelos erros, vou assim mesmo...)

aqui esta fazendo frio, o céu esta tipicamente bretao, cinza e baixo, bem pertinho da nossa cabeça...

Ontem encontrei com o Nico (arquiteto, fotografo, videasta), com o qual trabalhamos no mês de maio sobre a relaçao entre corpo e o espaço. Tenho enfim em minhas maos o video do nosso trabalho.

Foi uma experiência muito interessante, e a montagem do video continuou à revelar nossas questoes sobre esse assunto.

Temos 3 propostas de imagens, sendo que a que ele prefere é, ao meu ver, a mais interessante e ao mesmo tempo, a mais dificil de "ser vista", porque pede uma atençao particular; sao 5 sequencias de video, sem montagem, com pouquissimos movimentos. A idéia é revelar o espaço pela presença do corpo.

Como ele diz, essas imagens se situam na fronteira da fotografia e do video. Talvez o ideal seria que as 5 fossem projetadas ao mesmo tempo, numa galeria.

A questao do tempo reaparece entao. O tempo para o espectador, o tempo de uma obra, o tempo que nos é necessario, o tempo da consumaçao...

Vivemos numa sociedade do espetaculo como um consumo, espetaculo pelo espetacular, onde pequenas coisas se perdem no meio do desejo de grandes proezas.

Na improvisao, tenho a impressao de que tentamos "lutar" contra a nossa ansiedade e necessidade de "mostrar serviço". Mas isso é muito subjetivo! Nao quer dizer também que nao podemos fazer mil coisas nem levantar as pernas!!! Para mim, quer dizer que as coisas tentam ter sentido, uma necessidade para, um tempo para, e o nosso ego proprio tentar se assentar um pouco. Facil de falar, bem dificil de se realizar no momento x, onde muitas coisas entram em jogo. Me vem essas perguntas: porque dançamos? Qual é nossa necessidade profunda? Porque nos apresentamos diante o publico? O que muda na nossa relaçao com a dança nesse momento?

...

Quik, lembrei de uma vez que torci meu pé e fiquei meses sem dançar, foi um martirio. Tirei o I Ching, saiu o "O Poço". Foi revelador pra mim, acabei fazendo uma peça sobre.

vai ai um pequeno trecho:

" A madeira esta abaixo, a agua acima. A madeira desce ao interior da terra para extrair a agua. Esta imagem refere-se a um tipo de poço utulizado na China antiga, que usava o sistema de eixo e de balde. A madeira nao representa os baldes, que na antiguidade eram feitos de barro, mas os eixos com os quais se retiravam as aguas do poço. A imagem traz também alusao ao mundo vegetal que, por meio de suas fibras, extrai a agua da terra. O poço do qual se retira agua sugere, também, a idéia de uma inésgotavel dadiva de alimento.

O Poço. Pode-se mudar uma cidade,

mas nao se pode mudar um poço"


Vai também uma foto de uma trabalho que coreografei sobre Camille Claudel, adoro essa imagem que vem de um momento de liberdade na loucura...

grande abraço

até breve

ana


sábado, 27 de setembro de 2008

Reunião 26/09 - Finalização do lay-out e testes


Este encontro com o Cláudio foi muito produtivo .
Ele me apresentou a proposta de lay-out do site que ficou muito bacana e funcional .
Teremos que fazer ainda alguns acertos e desenvolvimento de conteúdo, mas a proposta estética e de funcionamento foi aceita . Teremos agora que revisar as páginas do site e desenvolver melhor os textos.
Outra questão que estava pendente e que é muito importante é o funcionamento das transmissões de nossas improvisações pela web . Teremos 2 possibilidades de caminho. Uma é através de um serviço gratuito prestado pela yahoo, mais ou menos com um MSN , só que ele permite a exibição de 3 janelas com imagens ao mesmo tempo. Porém teremos que ver como será o tempo das imagens , pode ser que fique com um atraso muito grande em relação ao tempo real . Para testar então esta possibilidade marcamos um teste interno entre eu e a equipe da Voltz no dia 03/10 as 10h da manhã . Depois teremos um teste entre Eu , a Raquel e a Ana , talvez no dia 10/10 , terei que ver com elas se é boa esta data.
Se esta possibilidade não der certo , temos a segunda opção que é bem segura. É o serviço pago da Local web , onde poderemos pagar por um mês e ter as três janelas ao mesmo tempo. Nesta o tempo da imagem é igual ao tempo real , é mais ou menos o tipo de transmissão que é usado para TV digital .
Outra coisa muito importante também que definimos , foi as possibilidades para o usuário de editar os vídeos e posta-los. Definimos que deixaremos disponível o maior número de possibilidades para ele e também tudo muito explicado .
Teremos a possibilidade do usuário editar no próprio site, mesmo que o tempo de transição das imagens não fique perfeito , mas isto atenderá aquele que quiser algo bem simples e mais rápido . Teremos também a possibilidade do usuário baixar o vídeo e editar no programa que ele quiser e depois devolver para o site. E por último ele poderá editar através de um programa online de edição da yahoo e depois voltar com o vídeo para o nosso site . Este dois últimos serão para um usuário que quiser trabalhar com algo mais elaborado .
Tudo isto está sendo resolvido tecnicamente pela equipe da voltz.
Bem é só por hoje .

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Muito Legal...

Super bacana este texto, Quik, que vai de encontro as coisas que temos falado ultimamente.
Obrigada por compartilha-lo!
Raquel

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sobre a aceleração do espaço-tempo


Hoje , lendo uma materia do Arnaldo Jabor , lembrei demais de nosso projeto . Aqui vai um trecho dela :


Com a grande aceleração do espaço-tempo e da vida virtual, o aqui e agora serão fugazes. O passado será chamado de depreciação e teremos nostalgia de um presente que não tem repouso e angústia por um futuro que não para de chegar .

Qualquer esperança de sínteses será impossível. O mundo vai ser fragmentário, um fluxo sem nexo, e nossa infinita mediocridade no universo ficará nua. Como poderemos ser humanos perante a ascensão incontrolável da tecnociência? Diante das miríades de fatos irrelevantes e indecifráveis, teremos saudades da perspectiva, do princípio, do meio e do fim , teremos saudades do inutil e da lentidão .


Acho que tem muito haver com o tema espaço-tempo e com as reflexões postadas pela Raquel .

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Que Lindo !!!! Adorei os textos, reflexões e as fotos


Cheguei hoje só a tarde no espaço de trabalho . Estou aindo com meu pé machucado e me concentrando na recuperação dele .

Primeiro abri meus e-mails como sempre e li os de todos dias , deletei aqueles que sempre nos chegam sem permissão , os desnecessários . E no meio de tudo isto vi algumas respostas da Raquel e da Ana , meio que comentando sobre o blog e tal .

Depois de terminar a função e-mail , dei uma entrada no blog e tive uma surpresa muito legal.

Havia várias postagens de textos e fotos . Foi super significativo para mim , ler estes textos .

Coisas muito simples que as vezes nos parecem complicadas ou impossíveis nos tiram do nosso lugar. A confirmação também de que quase sempre o processo nos ensina muito mais do que o resultado e o prazer este no meio. Pra alguns pode parecer banal , mas para nós que estamos envolvidos nestes encontros , foi o inicio de uma nova etapa no projeto "Corpoaberto"e por que não nas nossas vidas . Descobrir mais esta maneira de se comunicar , de se expressar é muito bom ! De colocar suas opniões e reflexões abertas ao mundo , ao outro.

Ana e Raquel , adorei os textos e as fotos estão lindas !

Falando em tempo Raquel , estou eu aqui em um outro tempo . É incrível como que as vezes o limite nos traz outra relação com as ações do cotidiano . As vezes um simples andar . Será que é tão simples assim ??????? E tempo que se leva para chegar de um local a outro ???????? A paciência !!!!!

O corpo sempre como o lugar onde tudo acontece, se expressa com o mundo . A pressão do tempo do fazer . Tive que cancelar um apresentação que tinha aqui em BH. Menos uma coisa que fiz e aí?

Sei lá , mas continuo aqui , refletindo sobre este fazer ou não fazer, mas sempre com dentro algo me impulsinando a ir , a querer . O tempo realmente passa cada dia mais rápido e você meio que sente impotente perante tanta velocidade . Não sei, mas acho que continuo refletindo sobre a "Velocidade da imobilidade" , algo não resolvido ainda pra mim .

Até mais !!!!!!

domingo, 21 de setembro de 2008

Mais sobre o tempo...

Pegando o gancho no que a Ana trouxe sobre o tempo... Desde que cheguei aqui em NY que a minha relacao com o tempo mudou totalmente. Eh como se eu sentisse uma constante pressao para fazer algo, como se o tempo estivesse correndo e eu nao estivesse dando conta de acompanha-lo. Eh uma sensacao muito estranha. Os dias passam e eu sempre sentindo que nao fiz o que poderia ou deveria ter feito, que se deixo algo para amanha sera too late, como se eu estivesse sempre perdendo algo, independentemente de estar super engajada ou nao. Eh isto. Perder tempo=perder algo. Algo que nao sabemos o que eh, que nao sabemos se queremos e nem mesmo se desejamos. A unica coisa que sabemos eh que estamos "perdendo", e isto nos faz sentir estranhos (o que ha de errado comigo?). Acordamos no dia seguinte e acrescentamos mais 10 coisas na nossa lista de 200. Fazemos tudo (eh incrivel mas as estamos conseguindo fazer cada vez mais coisas em cada vez menos tempo) mas a sensacao continua. As questoes que me vem agora sao: Sera que apenas a constatacao destas "pressoes culturais veladas" sejam suficientes para nos livrarmos delas? Se a resposta for nao, quais sao as possiveis alternativas? O que isto muda na minha vida? Como isto transforma minha rotina, minha relacao com as pessoas e comigo mesma? Como isto afeta o meu movimento? Ha algo que possamos fazer para diminuir esta pressao? Se sim, o que? Como?

olha eu chegando...


Nem acredito que consegui!!!
Realmente, a distância é uma coisa muito doida. Como diz a Raquel, mesmo nos escrevendo por internet quase diariamente, estamos ja em "outros caminhos", outros horarios, outros ritmos, outro clima, outra lingua, outras pessoas, outra cultura. A transiçao é sempre para mim "vertiginosa", como se estivesse saindo de uma montanha russa. Demoro para colocar meus pés de volta ao chao. Perco meu eixo, meu equilibrio. Depois, aos poucos, a gente vai se reencaixando...
Acho que o fato de nos três termos uma raiz em comum, esse nossa cultura tao querida, e de estarmos tao distantes, pode trazer algo bem interessante a esse trabalho.

Me deu vontade de enviar uma foto do meu trabalho atual aqui na França, "10 mn avec Jean Jacques", um duo de improvisaçao com uma pessoa deficiente com a qual trabaho ha 4 anos.
Pensei nesse trabalho pra falar um pouco sobre o tema do nosso primeiro encontro; o tempo.
Trabalhar com essas pessoas me permitiu à ter uma outra relaçao ao tempo.
O respeito pelo ritmo de cada individuo e o exercicio de uma maior disponibilidade ao outro , ao que é diferente, é para mim uma experiência preciosa e determinante no meu trajeto como pessoa, como coréografa e bailarina.

Um abraço dominical francês
au revoir
ana

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Consegui seguir as instrucoes do Quik e adicionar uma foto! Eh do "Cedro" videodanca realizado em 2007 em parceira com o videomaker Alexandre Pires Cavalcanti.

Processos e observacoes

Depois de ter encontrado algumas vezes com o Rodrigo e Ana em Belo Horizonte e termos discutido bastante sobre o projeto, aqui estou de volta a NY. Por mais que temos todos acesso a intenet, e podemos nos falar quase que diariamente sobre o projeto, a distancia tras um ritmo novo, uma outra qualidade na comunicacao, diferente do contato pessoal, produtivo e caloroso dos nossos encontros anteriores. Mas observar esta distancia, se ela de fato existe, como existe, ou nao, e o que isto muda na nossa relacao com o outro e com o mundo eh justamente um dos questionamentos deste projeto, nao eh mesmo? Daqui, sinto-me ja longe da realidade Belohorizontina, mas algo nos conecta em um mesmo lugar toda vez em que trocamos ideias sobre o projeto, quando tentamos resolver os problemas que vao aparecendo, quando imagino-me ja improvisando em parceria com pessoas em lugares e culturas tao diferentes da que me encontro agora.
Toda a parafernalia tecnologica me assusta um pouco. Ainda nao tenho uma camera, nem a webcam, e fico pensando se darei conta de manejar tudo como tem que ser pra coisa funcionar. Um ensaio geral sera super bem vindo! A proposta de mudarmos os encontros, ao inves de semanais, para duas vezes por semana, me parece uma otima ideia. A mudanca pra novembro tambem me agrada muito, pois assim terei tempo pra me organizar, comprar o equipamento, e me preparar para o grande dia!
Quanto as datas, sugiro terca e quinta, ao inves de terca e quarta. Assim temos um dia para digerir o que foi feito e nos preparar para o proximo tema.
Abracos abertos!
Raquel

pequenos contratempos e redirecinamentos no processo


Bem , tive uma torção no pé e estou um pouco de molho . Já estou bem melhor hoje pois tem 4 dias que isso aconteceu.

Estamos pensando em adiar um pouco as datas das improvisações e em fazer os encontros 2 vezes por semana . Acho que será bem legal e mais concentrado . talvez também mais fácil de divulgar e facilitará o acesso do usuários .

Outra coisa que estamos também aguardando é a apresentação do layout do site e o funcionamento do galpão virtual onde as janelas com as imagens se abrirão .

Estamos na etapa final e dando algumas soluções para os problemas que vão aparecendo .

Outra coisa que teremos que mudar é o local onde será feito as improvisações . Estamos definindo que cada artista irá para um studio de dança em sua cidade . Acho que ficará muito bom assim !!

Continuaremos nos falando !!!!!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Reunião Corpo aberto com as bailarinas Anamaria e Raquel Pires no café status 21/08/08

Esta reunião foi muito produtiva e importante . Ana e Raquel estarão voltando para França e Ny , então seria a última oportunidade para conversarmos pessoalmente . Daqui pra frente os nossos diálogos serão sempre via internet .
Neste encontro confirmamos realmente as datas e tempos de duração das improvisações , voltamos a falar dos temas que nos nortearão nas improvisações , aprofudando mais nestes . Passei para elas também todas as informações da ultima reunião realizada com o xande , sobre o uso da câmera e questões técnicas sobre a captura de imagem . Coloco abaixo o novo cronograma das ações :

Tivemos que repensar os horários . Como o número de usuários será maior no Brasil , achei que aa 12h seria ruim pois é hora de almoço. Trocamos então o horário. Ficou asssim:

Horários das improvisações online

-9h da manhã em NY nos EUA
-11h da manhã em BH no Brasil
-3h da tarde em Rennes na França .


Datas e tempo de duração das improvisações online

-06,13,20 de outubro de 2008 sempre as segundas .
-05 de Novembro quarta feira .
-Serão ao todo 4 encontros de 15 minutos cada um .

Regras e temas das improvisações online

-Foram definidas quatro regras ou temas , para cada encontro :

-1o Encontro -
A palavra "tempo" será o norte , sendo que cada um criará as suas próprias regras, podendo linkar a palavra tempo a vários lugares. Se quisermos poderemos buscar apoio na sociologia, na filosofia , enfim onde acharmos que a palavra tempo criar um link . Utilizaremos também como suporte textos,palavras e sonoridades neste dia .

2o Encontro
- As palavras Impulso e Retenção . Inibição como sub-tema . A respiração terá grande importância neste dia . Talvez cada um estará com uma rádio de sua cidade ligada no momento .

3o Encontro
- Peso- Leve . A investigação será também em cima de quedas e articulações . O corpo será o foco da pesquisa, não o espaço. Neste dia teremos a área mais reduzida ainda , e trabalharemos mais dentro da cinesfera pequena .


4o Encontro
- Espaço / Dentro - Fora. Neste encontro cada utilizará um objeto de sua casa , que ache que tenha haver com este tema .


Datas dos encontros no blog antes das improvisações online

Nestes encontros voltaremos a nos falar e teremos como trocar nossas idéais , dúvidas e pesquisas teóricas feitas por cada um antes da prática em si.

-01/10 , 08/10 , 15/10 e 31/10 .


Marcerei agora uma reunião com toda a equipe no projeto na galápagos, a nova empresa onde o Cláudio Santos trabalha .

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Reunião realizada entre Rodrigo Quik e o Vídeo-artista Alexandre Pires na Imago 14/08/08

Nos encontramos na Imago as 10h da manhã . Foi um encontro onde discutimos questões técnicas relativas a captura das imagens durante os encontros de improvisação que realizaremos na web . O objetvo foi nos prevenir dos erros que poderão acontecer e prejudicar assim a qualidade do material gravado . Definimos também algumas regras de uso para a câmera de video e nossas relações e diálogos com ela durante as improvisações .

Aqui abaixo ficam registradas as definições alcançadas a partir desta reunião :

SOBRE A LUZ
-Trabalharemos a princípio com a luz natural do ambiente . Porém teremos que fazer alguns testes antes com a câmera no lugar onde cada artista estará . O que ficou de mais importante é que teremos que colocar sempre a câmera a favor da luz .

POSICIONAMENTO DA CÂMERA
-Posicionaremos a câmera de frente ou em diagonal frente
-O que definirá este posicionamento será o espaço onde cada artista estará
-Como a Câmera ficará parada em um tripé , teremos que trabalhar com o foco no manual , para que ela não fique procurando o foco o tempo todo .


AlTURA E DIREÇÕES DA CÂMERA
-Para frente em linha reta
-De baixo para cima com altura mínima de 1m
-De cima para baixo com altura máxima de 2.50cm
-O que definirá estas alturas e direções será o espaço onde cada artista estará , suas necessidades particulares de relação com o espaço

RELAÇÕES ENTRE CÂMERA E IMPROVISAÇÃO
-Incluiremos a câmera com elemento presente e estimulador dos processos
-Durante as improvisações teremos como regra sempre passar pelos planos Geral, médio e close
-Em alguns momentos também lidaremos com o espaço vazio, saindo conscintemente da área de alcance da câmera . Assim deixaremos o espaço onde cada artista habita aparecer .

SOBRE A WEBCAM
-Ficou definido que a webcam ficará fixada junto a câmera minidv , para que ela mostre a mesma imagem que estará sendo gravada


SOBRE O ESPAÇO
-Cada artista terá que delimitar sua área de atuação , para que durante o processo ele não saia da área de alcance da câmera e não se preocupe com isso .


Marcarei agora uma reunião co Raquel e Ana , para passar estas informações para elas .

terça-feira, 15 de julho de 2008

Reunião realizada entre Rodrigo Quik, Raquel Pires e Anamaria Fernandes no Café Status 08/07/2008

Realizamos um encontro muito produtivo. Foi a primeira vez que nós três nos encontramos pessoalmente para conversar sobre o projeto , pois antes só tinhamos conversado pelo skiper e Msn .

Apresentei o projeto como um todo para Anamaria e Raquel . Definimos o cronograma de encontros nossos na web, prazos gerais de realização , o local e hora onde será feito o processo de pesquisa e o foco central de busca do projeto .

Como conceito e tema central definimos :

-A investigação do próprio corpo como o mais importante no projeto .
-O próprio nome "Corpo aberto" foi sendo o nosso norte. Será mais ou menos os nossos corpos se abrindo para nós mesmos , nossas buscas e pesquisas se abrindo para a exploração do movimento como fim . Tudo isso dentro de regras específicas e claras, sem objetivar um resultado espetacular e totalmente pronto na web . Correr riscos, descobrir este novo espaço da web para o corpo e o movimento . Buscaremos os meios pelos quais faremos a pesquisa e a presença como fim .


Sobre o horário:

- Tivemos que pensar e calcular os fusos horários . Pois teremos que estar no mesmo horário na web , porém cada estará em um um país diferente . Foi um pouco confuso no início , mas chegamos a uma conclusão .
-Será sempre as segunda feiras . As 10 da manhã de NY, ao meio dia de BH e as 16h de Rennes na França .

Sobre as datas e tempo de duração:

-Os encontros acontecerão nos dias 06,13,20 e 27 de outubro de 2008. Serão ao todo 4 encontros de 20 minutos cada um .

Sobre o local :

-Achamos que se fossemos cada um para um studio , a coisa ficaria sem sentido . A estória é um pouco cada um estar na sua localidade, cotidiano, geografias , arquiteturas e intimidade.
Ficou definido como local dos encontros de improvisação a sala de estar da casa de cada um . Tendo assim um lugar mais pessoal e o espaço mais limitado . Buscando a presença do corpo nestes espaços .

Sobre as regras e temas :
-Foram definidas quatro regras ou temas , para cada encontro :

1o Encontro - A palavra "tempo" será o norte , sendo que cada um criará as suas próprias regras, podendo linkar a palavra tempo a vários lugares. Se quisermos poderemos buscar apoio na sociologia, na filosofia , enfim onde acharmos que a palavra tempo criar um link .

2o Encontro - As palavras Impulso e Retenção . Inibição como sub-tema .

3o Encontro- Peso- Leve

4o Encontro - Espaço / Dentro - Fora

Foi combinado que sempre aos domingos antes dos encontros , lançaremos idéias linkadas ao tema do dia no Blog .


Sobre o uso da câmera:

- Definimos que a web cam estará sempre registrando um plano geral. Para a câmeramini-dv , será definido um plano de registro para cada pessoa e dia de encontro .


Por enquanto foi tudo . Vamos tentar marcar uma reunião com toda a equipe entre os dias 20 e 22 de agosto .

quarta-feira, 2 de julho de 2008


Reunião realizada na Voltz dia 27/06/08

Realizamos a reunião esperada no dia 26 de junho na voltz. Estiveram presentes : Rodrigo Quik ,
Cláudio Santos, Marcelo e Sérgio, Alexandre Pires e Ronaldo Gino .
Foi muito produtiva , pois evoluimos em algumas etapas e apresentamos o projeto para o Gino da Serra sônica e o Xande da Imago.

Sérgio apresentou como será o funcionamento do site e quantas páginas o usuário poderá acessar . Definimos que o usuário só poderá editar o video no próprio site , não será possível baixar e editar em outro programa de edição . Isto foi bom , pois a partir deste limite definimos mais o conceito do projeto , em que o mais importante é o processo e a experimentação e não construir o softer de edição super sofisticado . As ferramentas serão bem simples e de fácil usabilidade .

Defimimos também que utilizaremos pelo criative commons .org / copy left o : Atribution - Nocommercial Share Alike 2.5 Brasil . Todos os usuários terão que a princípio ler e concordar com este modelo de direitos autoriais para uso de imagem . Evoluimos também nas definições do regulamento de participação do usuário , as regras e condições gerais .

Foi definido com o Gino e o Xande os conceitos e tempos de durações dos takes de vídeo e de áudio, que serão disponibilizados no site para o usuário . Outro assunto importante foi a definição da extensão do arquivo e tempo de duração mímino e máxima dos vídeos enviados pelos usuários .
Será disponibilizado no site o link para converter para flash o arquivo de vídeo que será postado pelo usuário no site .

Foi combinado que relizaremos em Julho um encontro de estudos e práticas de improvisação entre Rodrigo Quik, Raquel Pires e Anamaria Fernandes junto com o Xande e a Voltz , para já testarmos algumas idéias . Este momento será todo registrado em vídeo pelo Xande .

A próxima reunião acontecerá em Agosto com data a definir . Será apresentado pelo cláudio o lay out e design de interfaces do site .

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Próxima Reunião - Data 27/06/08

A próxima reunião acontecerá no dia 27/06/08 na Votz Design. Nesta reunião estará presente praticamente toda a equipe integrante do projeto.
Serão discuitidos questões relativas ao:
Regulamento de participação do usuário, direitos autoriais pelo copy left através do creative commons, apresentação do layout, intefaces e funcionamento técnico do site , como será a participação do Video maker- Alexandre Pires e do Músico Ronaldo Gino no projeto .