terça-feira, 30 de setembro de 2008


Oi vocês!!! (ô, meu português esta com altos problemas, entao mil desculpas pelos erros, vou assim mesmo...)

aqui esta fazendo frio, o céu esta tipicamente bretao, cinza e baixo, bem pertinho da nossa cabeça...

Ontem encontrei com o Nico (arquiteto, fotografo, videasta), com o qual trabalhamos no mês de maio sobre a relaçao entre corpo e o espaço. Tenho enfim em minhas maos o video do nosso trabalho.

Foi uma experiência muito interessante, e a montagem do video continuou à revelar nossas questoes sobre esse assunto.

Temos 3 propostas de imagens, sendo que a que ele prefere é, ao meu ver, a mais interessante e ao mesmo tempo, a mais dificil de "ser vista", porque pede uma atençao particular; sao 5 sequencias de video, sem montagem, com pouquissimos movimentos. A idéia é revelar o espaço pela presença do corpo.

Como ele diz, essas imagens se situam na fronteira da fotografia e do video. Talvez o ideal seria que as 5 fossem projetadas ao mesmo tempo, numa galeria.

A questao do tempo reaparece entao. O tempo para o espectador, o tempo de uma obra, o tempo que nos é necessario, o tempo da consumaçao...

Vivemos numa sociedade do espetaculo como um consumo, espetaculo pelo espetacular, onde pequenas coisas se perdem no meio do desejo de grandes proezas.

Na improvisao, tenho a impressao de que tentamos "lutar" contra a nossa ansiedade e necessidade de "mostrar serviço". Mas isso é muito subjetivo! Nao quer dizer também que nao podemos fazer mil coisas nem levantar as pernas!!! Para mim, quer dizer que as coisas tentam ter sentido, uma necessidade para, um tempo para, e o nosso ego proprio tentar se assentar um pouco. Facil de falar, bem dificil de se realizar no momento x, onde muitas coisas entram em jogo. Me vem essas perguntas: porque dançamos? Qual é nossa necessidade profunda? Porque nos apresentamos diante o publico? O que muda na nossa relaçao com a dança nesse momento?

...

Quik, lembrei de uma vez que torci meu pé e fiquei meses sem dançar, foi um martirio. Tirei o I Ching, saiu o "O Poço". Foi revelador pra mim, acabei fazendo uma peça sobre.

vai ai um pequeno trecho:

" A madeira esta abaixo, a agua acima. A madeira desce ao interior da terra para extrair a agua. Esta imagem refere-se a um tipo de poço utulizado na China antiga, que usava o sistema de eixo e de balde. A madeira nao representa os baldes, que na antiguidade eram feitos de barro, mas os eixos com os quais se retiravam as aguas do poço. A imagem traz também alusao ao mundo vegetal que, por meio de suas fibras, extrai a agua da terra. O poço do qual se retira agua sugere, também, a idéia de uma inésgotavel dadiva de alimento.

O Poço. Pode-se mudar uma cidade,

mas nao se pode mudar um poço"


Vai também uma foto de uma trabalho que coreografei sobre Camille Claudel, adoro essa imagem que vem de um momento de liberdade na loucura...

grande abraço

até breve

ana


sábado, 27 de setembro de 2008

Reunião 26/09 - Finalização do lay-out e testes


Este encontro com o Cláudio foi muito produtivo .
Ele me apresentou a proposta de lay-out do site que ficou muito bacana e funcional .
Teremos que fazer ainda alguns acertos e desenvolvimento de conteúdo, mas a proposta estética e de funcionamento foi aceita . Teremos agora que revisar as páginas do site e desenvolver melhor os textos.
Outra questão que estava pendente e que é muito importante é o funcionamento das transmissões de nossas improvisações pela web . Teremos 2 possibilidades de caminho. Uma é através de um serviço gratuito prestado pela yahoo, mais ou menos com um MSN , só que ele permite a exibição de 3 janelas com imagens ao mesmo tempo. Porém teremos que ver como será o tempo das imagens , pode ser que fique com um atraso muito grande em relação ao tempo real . Para testar então esta possibilidade marcamos um teste interno entre eu e a equipe da Voltz no dia 03/10 as 10h da manhã . Depois teremos um teste entre Eu , a Raquel e a Ana , talvez no dia 10/10 , terei que ver com elas se é boa esta data.
Se esta possibilidade não der certo , temos a segunda opção que é bem segura. É o serviço pago da Local web , onde poderemos pagar por um mês e ter as três janelas ao mesmo tempo. Nesta o tempo da imagem é igual ao tempo real , é mais ou menos o tipo de transmissão que é usado para TV digital .
Outra coisa muito importante também que definimos , foi as possibilidades para o usuário de editar os vídeos e posta-los. Definimos que deixaremos disponível o maior número de possibilidades para ele e também tudo muito explicado .
Teremos a possibilidade do usuário editar no próprio site, mesmo que o tempo de transição das imagens não fique perfeito , mas isto atenderá aquele que quiser algo bem simples e mais rápido . Teremos também a possibilidade do usuário baixar o vídeo e editar no programa que ele quiser e depois devolver para o site. E por último ele poderá editar através de um programa online de edição da yahoo e depois voltar com o vídeo para o nosso site . Este dois últimos serão para um usuário que quiser trabalhar com algo mais elaborado .
Tudo isto está sendo resolvido tecnicamente pela equipe da voltz.
Bem é só por hoje .

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Muito Legal...

Super bacana este texto, Quik, que vai de encontro as coisas que temos falado ultimamente.
Obrigada por compartilha-lo!
Raquel

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sobre a aceleração do espaço-tempo


Hoje , lendo uma materia do Arnaldo Jabor , lembrei demais de nosso projeto . Aqui vai um trecho dela :


Com a grande aceleração do espaço-tempo e da vida virtual, o aqui e agora serão fugazes. O passado será chamado de depreciação e teremos nostalgia de um presente que não tem repouso e angústia por um futuro que não para de chegar .

Qualquer esperança de sínteses será impossível. O mundo vai ser fragmentário, um fluxo sem nexo, e nossa infinita mediocridade no universo ficará nua. Como poderemos ser humanos perante a ascensão incontrolável da tecnociência? Diante das miríades de fatos irrelevantes e indecifráveis, teremos saudades da perspectiva, do princípio, do meio e do fim , teremos saudades do inutil e da lentidão .


Acho que tem muito haver com o tema espaço-tempo e com as reflexões postadas pela Raquel .

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Que Lindo !!!! Adorei os textos, reflexões e as fotos


Cheguei hoje só a tarde no espaço de trabalho . Estou aindo com meu pé machucado e me concentrando na recuperação dele .

Primeiro abri meus e-mails como sempre e li os de todos dias , deletei aqueles que sempre nos chegam sem permissão , os desnecessários . E no meio de tudo isto vi algumas respostas da Raquel e da Ana , meio que comentando sobre o blog e tal .

Depois de terminar a função e-mail , dei uma entrada no blog e tive uma surpresa muito legal.

Havia várias postagens de textos e fotos . Foi super significativo para mim , ler estes textos .

Coisas muito simples que as vezes nos parecem complicadas ou impossíveis nos tiram do nosso lugar. A confirmação também de que quase sempre o processo nos ensina muito mais do que o resultado e o prazer este no meio. Pra alguns pode parecer banal , mas para nós que estamos envolvidos nestes encontros , foi o inicio de uma nova etapa no projeto "Corpoaberto"e por que não nas nossas vidas . Descobrir mais esta maneira de se comunicar , de se expressar é muito bom ! De colocar suas opniões e reflexões abertas ao mundo , ao outro.

Ana e Raquel , adorei os textos e as fotos estão lindas !

Falando em tempo Raquel , estou eu aqui em um outro tempo . É incrível como que as vezes o limite nos traz outra relação com as ações do cotidiano . As vezes um simples andar . Será que é tão simples assim ??????? E tempo que se leva para chegar de um local a outro ???????? A paciência !!!!!

O corpo sempre como o lugar onde tudo acontece, se expressa com o mundo . A pressão do tempo do fazer . Tive que cancelar um apresentação que tinha aqui em BH. Menos uma coisa que fiz e aí?

Sei lá , mas continuo aqui , refletindo sobre este fazer ou não fazer, mas sempre com dentro algo me impulsinando a ir , a querer . O tempo realmente passa cada dia mais rápido e você meio que sente impotente perante tanta velocidade . Não sei, mas acho que continuo refletindo sobre a "Velocidade da imobilidade" , algo não resolvido ainda pra mim .

Até mais !!!!!!

domingo, 21 de setembro de 2008

Mais sobre o tempo...

Pegando o gancho no que a Ana trouxe sobre o tempo... Desde que cheguei aqui em NY que a minha relacao com o tempo mudou totalmente. Eh como se eu sentisse uma constante pressao para fazer algo, como se o tempo estivesse correndo e eu nao estivesse dando conta de acompanha-lo. Eh uma sensacao muito estranha. Os dias passam e eu sempre sentindo que nao fiz o que poderia ou deveria ter feito, que se deixo algo para amanha sera too late, como se eu estivesse sempre perdendo algo, independentemente de estar super engajada ou nao. Eh isto. Perder tempo=perder algo. Algo que nao sabemos o que eh, que nao sabemos se queremos e nem mesmo se desejamos. A unica coisa que sabemos eh que estamos "perdendo", e isto nos faz sentir estranhos (o que ha de errado comigo?). Acordamos no dia seguinte e acrescentamos mais 10 coisas na nossa lista de 200. Fazemos tudo (eh incrivel mas as estamos conseguindo fazer cada vez mais coisas em cada vez menos tempo) mas a sensacao continua. As questoes que me vem agora sao: Sera que apenas a constatacao destas "pressoes culturais veladas" sejam suficientes para nos livrarmos delas? Se a resposta for nao, quais sao as possiveis alternativas? O que isto muda na minha vida? Como isto transforma minha rotina, minha relacao com as pessoas e comigo mesma? Como isto afeta o meu movimento? Ha algo que possamos fazer para diminuir esta pressao? Se sim, o que? Como?

olha eu chegando...


Nem acredito que consegui!!!
Realmente, a distância é uma coisa muito doida. Como diz a Raquel, mesmo nos escrevendo por internet quase diariamente, estamos ja em "outros caminhos", outros horarios, outros ritmos, outro clima, outra lingua, outras pessoas, outra cultura. A transiçao é sempre para mim "vertiginosa", como se estivesse saindo de uma montanha russa. Demoro para colocar meus pés de volta ao chao. Perco meu eixo, meu equilibrio. Depois, aos poucos, a gente vai se reencaixando...
Acho que o fato de nos três termos uma raiz em comum, esse nossa cultura tao querida, e de estarmos tao distantes, pode trazer algo bem interessante a esse trabalho.

Me deu vontade de enviar uma foto do meu trabalho atual aqui na França, "10 mn avec Jean Jacques", um duo de improvisaçao com uma pessoa deficiente com a qual trabaho ha 4 anos.
Pensei nesse trabalho pra falar um pouco sobre o tema do nosso primeiro encontro; o tempo.
Trabalhar com essas pessoas me permitiu à ter uma outra relaçao ao tempo.
O respeito pelo ritmo de cada individuo e o exercicio de uma maior disponibilidade ao outro , ao que é diferente, é para mim uma experiência preciosa e determinante no meu trajeto como pessoa, como coréografa e bailarina.

Um abraço dominical francês
au revoir
ana

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Consegui seguir as instrucoes do Quik e adicionar uma foto! Eh do "Cedro" videodanca realizado em 2007 em parceira com o videomaker Alexandre Pires Cavalcanti.

Processos e observacoes

Depois de ter encontrado algumas vezes com o Rodrigo e Ana em Belo Horizonte e termos discutido bastante sobre o projeto, aqui estou de volta a NY. Por mais que temos todos acesso a intenet, e podemos nos falar quase que diariamente sobre o projeto, a distancia tras um ritmo novo, uma outra qualidade na comunicacao, diferente do contato pessoal, produtivo e caloroso dos nossos encontros anteriores. Mas observar esta distancia, se ela de fato existe, como existe, ou nao, e o que isto muda na nossa relacao com o outro e com o mundo eh justamente um dos questionamentos deste projeto, nao eh mesmo? Daqui, sinto-me ja longe da realidade Belohorizontina, mas algo nos conecta em um mesmo lugar toda vez em que trocamos ideias sobre o projeto, quando tentamos resolver os problemas que vao aparecendo, quando imagino-me ja improvisando em parceria com pessoas em lugares e culturas tao diferentes da que me encontro agora.
Toda a parafernalia tecnologica me assusta um pouco. Ainda nao tenho uma camera, nem a webcam, e fico pensando se darei conta de manejar tudo como tem que ser pra coisa funcionar. Um ensaio geral sera super bem vindo! A proposta de mudarmos os encontros, ao inves de semanais, para duas vezes por semana, me parece uma otima ideia. A mudanca pra novembro tambem me agrada muito, pois assim terei tempo pra me organizar, comprar o equipamento, e me preparar para o grande dia!
Quanto as datas, sugiro terca e quinta, ao inves de terca e quarta. Assim temos um dia para digerir o que foi feito e nos preparar para o proximo tema.
Abracos abertos!
Raquel

pequenos contratempos e redirecinamentos no processo


Bem , tive uma torção no pé e estou um pouco de molho . Já estou bem melhor hoje pois tem 4 dias que isso aconteceu.

Estamos pensando em adiar um pouco as datas das improvisações e em fazer os encontros 2 vezes por semana . Acho que será bem legal e mais concentrado . talvez também mais fácil de divulgar e facilitará o acesso do usuários .

Outra coisa que estamos também aguardando é a apresentação do layout do site e o funcionamento do galpão virtual onde as janelas com as imagens se abrirão .

Estamos na etapa final e dando algumas soluções para os problemas que vão aparecendo .

Outra coisa que teremos que mudar é o local onde será feito as improvisações . Estamos definindo que cada artista irá para um studio de dança em sua cidade . Acho que ficará muito bom assim !!

Continuaremos nos falando !!!!!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Reunião Corpo aberto com as bailarinas Anamaria e Raquel Pires no café status 21/08/08

Esta reunião foi muito produtiva e importante . Ana e Raquel estarão voltando para França e Ny , então seria a última oportunidade para conversarmos pessoalmente . Daqui pra frente os nossos diálogos serão sempre via internet .
Neste encontro confirmamos realmente as datas e tempos de duração das improvisações , voltamos a falar dos temas que nos nortearão nas improvisações , aprofudando mais nestes . Passei para elas também todas as informações da ultima reunião realizada com o xande , sobre o uso da câmera e questões técnicas sobre a captura de imagem . Coloco abaixo o novo cronograma das ações :

Tivemos que repensar os horários . Como o número de usuários será maior no Brasil , achei que aa 12h seria ruim pois é hora de almoço. Trocamos então o horário. Ficou asssim:

Horários das improvisações online

-9h da manhã em NY nos EUA
-11h da manhã em BH no Brasil
-3h da tarde em Rennes na França .


Datas e tempo de duração das improvisações online

-06,13,20 de outubro de 2008 sempre as segundas .
-05 de Novembro quarta feira .
-Serão ao todo 4 encontros de 15 minutos cada um .

Regras e temas das improvisações online

-Foram definidas quatro regras ou temas , para cada encontro :

-1o Encontro -
A palavra "tempo" será o norte , sendo que cada um criará as suas próprias regras, podendo linkar a palavra tempo a vários lugares. Se quisermos poderemos buscar apoio na sociologia, na filosofia , enfim onde acharmos que a palavra tempo criar um link . Utilizaremos também como suporte textos,palavras e sonoridades neste dia .

2o Encontro
- As palavras Impulso e Retenção . Inibição como sub-tema . A respiração terá grande importância neste dia . Talvez cada um estará com uma rádio de sua cidade ligada no momento .

3o Encontro
- Peso- Leve . A investigação será também em cima de quedas e articulações . O corpo será o foco da pesquisa, não o espaço. Neste dia teremos a área mais reduzida ainda , e trabalharemos mais dentro da cinesfera pequena .


4o Encontro
- Espaço / Dentro - Fora. Neste encontro cada utilizará um objeto de sua casa , que ache que tenha haver com este tema .


Datas dos encontros no blog antes das improvisações online

Nestes encontros voltaremos a nos falar e teremos como trocar nossas idéais , dúvidas e pesquisas teóricas feitas por cada um antes da prática em si.

-01/10 , 08/10 , 15/10 e 31/10 .


Marcerei agora uma reunião com toda a equipe no projeto na galápagos, a nova empresa onde o Cláudio Santos trabalha .

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Reunião realizada entre Rodrigo Quik e o Vídeo-artista Alexandre Pires na Imago 14/08/08

Nos encontramos na Imago as 10h da manhã . Foi um encontro onde discutimos questões técnicas relativas a captura das imagens durante os encontros de improvisação que realizaremos na web . O objetvo foi nos prevenir dos erros que poderão acontecer e prejudicar assim a qualidade do material gravado . Definimos também algumas regras de uso para a câmera de video e nossas relações e diálogos com ela durante as improvisações .

Aqui abaixo ficam registradas as definições alcançadas a partir desta reunião :

SOBRE A LUZ
-Trabalharemos a princípio com a luz natural do ambiente . Porém teremos que fazer alguns testes antes com a câmera no lugar onde cada artista estará . O que ficou de mais importante é que teremos que colocar sempre a câmera a favor da luz .

POSICIONAMENTO DA CÂMERA
-Posicionaremos a câmera de frente ou em diagonal frente
-O que definirá este posicionamento será o espaço onde cada artista estará
-Como a Câmera ficará parada em um tripé , teremos que trabalhar com o foco no manual , para que ela não fique procurando o foco o tempo todo .


AlTURA E DIREÇÕES DA CÂMERA
-Para frente em linha reta
-De baixo para cima com altura mínima de 1m
-De cima para baixo com altura máxima de 2.50cm
-O que definirá estas alturas e direções será o espaço onde cada artista estará , suas necessidades particulares de relação com o espaço

RELAÇÕES ENTRE CÂMERA E IMPROVISAÇÃO
-Incluiremos a câmera com elemento presente e estimulador dos processos
-Durante as improvisações teremos como regra sempre passar pelos planos Geral, médio e close
-Em alguns momentos também lidaremos com o espaço vazio, saindo conscintemente da área de alcance da câmera . Assim deixaremos o espaço onde cada artista habita aparecer .

SOBRE A WEBCAM
-Ficou definido que a webcam ficará fixada junto a câmera minidv , para que ela mostre a mesma imagem que estará sendo gravada


SOBRE O ESPAÇO
-Cada artista terá que delimitar sua área de atuação , para que durante o processo ele não saia da área de alcance da câmera e não se preocupe com isso .


Marcarei agora uma reunião co Raquel e Ana , para passar estas informações para elas .